Leiam com Atenção!



OBSERVAÇÃO:

De acordo com o Art.184 do código penal, disponibilizar e baixar arquivos na internet não é crime de pirataria, pois não consiste em obtenção de lucros. A pirataria so é consumada quando o dono do site/blog ou pessoa que baixou estiver obtendo lucro sobre a obra protegida por direitos autorais sem a autorização do autor.



AOS VISITANTES DO BLOG, GOSTARIA DE INFORMAR QUE OS LINKS TODOS NAS POSTAGENS ESTÃO QUEBRADOS, DEVIDOS AOS DIREITOS AUTORAIS QUE FAZEM OS BLOQUEIOS AUTOMÁTICOS.

E TAMBÉM INFORMAMOS QUE OS LINKS POSTADOS, TODOS FORAM ENCONTRADOS EM OUTROS SITES E BLOGS, NÃO TEMOS ESTES ARQUIVOS DAS COLEÇÕES DE MÚSICOS E BANDAS PARA DISPONIBILIZAR OS LINKS.

INFELIZMENTE NÃO HÁ COMO CRIAR NOVOS LINKS, FICARÁ O BLOG PARA CONSULTAS DA BIOGRAFIA E DISCOGRAFIA POR TEMPO INDETERMINADO ATÉ CONSEGUIRMOS NOVOS LINKS.

AGRADECEMOS A COMPREENSÃO.

domingo, 14 de julho de 2013

DJAVAN-Biografia e Discografia

Djavan Caetano Viana (Maceió, 27 de janeiro de 1949) é um cantor, compositor, produtor musical e violonista brasileiro. As músicas de Djavan são conhecidas pelas suas "cores". Ele retrata muito bem em suas composições a riqueza das cores do dia-a-dia e se utiliza de seus elementos em construções metafóricas de maneira distinta dos demais compositores. As músicas são amplas, confortáveis chegando ao requinte de um luxo acessível a todos. Até hoje é conhecido mundialmente pela sua tradição e o ritmo da música cantada. Djavan combina tradicionais ritmos sul-americanos com música popular dos Estados Unidos, Europa e África. Entre seus sucessos musicais destacam-se, "Seduzir", "Flor de Lis", "Lilás", "Pétala", "Se…", "Eu te Devoro", "Açaí", "Segredo", "A Ilha", "Faltando um Pedaço", "Oceano", "Esquinas", "Samurai", "Boa Noite" e "Acelerou".
http://blu.stb.s-msn.com/i/A5/1772971C1342713E414F09CC7AAF5.jpg

Biografia

1949—1973: o início

Nascido em Maceió, capital de Alagoas, filho de uma mãe afro-brasileira e de um pai ambulante. Sua mãe, lavadeira, entoava canções de Ângela Maria e Nelson Gonçalves.1 Djavan poderia ter sido jogador de futebol. Lá pelos 11, 12 anos, o garoto Djavan Caetano Viana divide seu tempo e sua paixão entre o jogo de bola nas várzeas de Maceió e o equipamento de som quadrifônico da casa de Dr. Ismar Gatto, pai de um amigo de escola. Da primeira paixão, despontava como meio-campo no time do CSA (Maceió), onde poderia ter feito até carreira profissional. Aos 23, chega ao Rio de Janeiro para tentar a sorte no mercado musical. É crooner de boates famosas - Number One e 706. Com a ajuda de Edson Mauro, radialista e conterrâneo, conhece João Mello, produtor da Som Livre, que o leva para a TV Globo. Passa a cantar trilhas sonoras de novelas, para as quais grava músicas de compositores consagrados como "Alegre Menina" (Jorge Amado e Dorival Caymmi), da novela "Gabriela"; e "Calmaria e Vendaval" (Toquinho e Vinícius de Moraes), da novela "Fogo sobre Terra".

1975—1976: "Fato Consumado", o abre-alas

Em três anos, nas horas vagas do microfone, compõe mais de 60 músicas, de variados gêneros. Com uma delas, "Fato Consumado", tira segundo lugar no Festival Abertura, feito pela Rede Globo, e chega ao estúdio da Som Livre. De lá sai com seu primeiro disco, das mãos do mítico (de Carmen Miranda a Tom Jobim) produtor Aloysio de Oliveira. "A voz, o violão, a música de Djavan", de 1976, é um disco de samba sacudido, sincopado e diferente de tudo que se fazia na época. Visto hoje, este trabalho não marca apenas a estreia de Djavan. Torna-o figura incontornável na história da música brasileira. O seu primeiro álbum trouxe o "carro-chefe": "Flor de Lis" que se torna um grande hit nas rádios.1 2 Além dos sucessos: "Flor de Lis" e "Fato Consumado", o álbum mostra outras composições que ganharam reconhecimento entre críticos e fãs: "Maria das Mercedes", "Embola Bola", "Para-Raio", "E Que Deus Ajude", etc.

1977—1979: "Cara de Índio"

Depois de algum tempo fez shows solo por durante três meses para a boate 706, posteriormente sairia da Somlivre integrando-se a Odeon.3 Djavan grava seu segundo disco, de nome homônimo: Djavan lançado em 1978, posteriormente recebe o subtítulo de "Cara de índio" (a primeira faixa do álbum).3 2 4 Além de "Cara de Índio" que retrata a cultura e a visão social dos índios brasileiros, o álbum possui a canção "Álibi" que em mesma época seria gravada por Maria Bethânia, se tornando um enorme sucesso no país, do qual seria faixa-título do álbum de maior sucesso da cantora: Álibi (sendo este o primeiro álbum na história da música brasileira, que por uma intérprete feminina ultrapassou 1 milhão de cópias), entre outras canções do mesmo álbum seriam regravadas: "Dupla Traição" por Nana Caymmi e "Samba Dobrado" por Elis Regina no Montreux Jazz Festival.1 5 Djavan também grava um videoclipe da canção "Serrado" para o programa Fantástico da Rede Globo mesmo não estando mais na Somlivre a fazendo se tornar mais um sucesso do artista, entre outras canções significantes ao álbum está "Nereci" estando em variadas coletâneas internacionais, sendo classificada na maioria como uma canção dançante.6 7

1980: "Meu Bem Querer"

Empolgada com seu novo artista, a EMI-Odeon investe pesado no segundo disco, "Djavan". Com uma orquestra dos melhores músicos da praça de 1978, o álbum, marcado pela descoberta das grandes canções de amor e desamor, consagra-o como um compositor completo. Dois anos depois, em 1980, Djavan lança "Alumbramento" e mostra que, além de completo, dialoga bem com seus pares. O disco inaugura parcerias com Aldir Blanc, Cacasoem "Triste Baía de Guanabara" e Chico Buarque em "A Rosa", agora definitivamente colegas de primeiro time da MPB. A esta altura, talento reconhecido por crítica e público, Djavan vê algumas de suas músicas ganharem outras vozes: Nana Caymmi grava "Dupla traição"; Maria Bethânia, “Álibi; Roberto Carlos, “A Ilha”; Gal Costa, “Açaí" e “Faltando um Pedaço”; e Caetano Veloso, retribuindo a homenagem do verbo "caetanear", substitui-o por "djavanear" em sua versão de "Sina". A canção "Meu Bem Querer" foi trilha sonora de três telenovelas da Rede Globo: "Coração Alado", como tema da personagem Vívian, interpretada por Vera Fischer, "A Indomada", na versão original e ainda foi tema de abertura da novela "Meu Bem Querer", em nova versão. A música se tornou um dos maiores sucessos da carreira do cantor.8

1981: "Seduzir"

Em 81 e 82, Djavan leva o prêmio de melhor compositor pela Associação Paulista dos Críticos de Arte.9 O ciclo vitorioso de lançamentos pela EMI-Odeon encerra-se em 1981, com "Seduzir". Um disco de afirmação, como o próprio Djavan escreveria em seu encarte: "O pouco que aprendi está aqui. Pleno. Dos pés à cabeça". Depois de uma viagem de Djavan à cidade de Luanda na Angola, surgem as primeiras canções a falar da África e o início das turnês pelo Brasil, guiadas pela produtora Monique Gardenberg e o diretor Paulinho Albuquerque. O álbum "Seduzir" foi avaliado pela allmusic com nota máxima, onde o crítico Alex Henderson compara as composições e estilo musical de Djavan aos do Beatles e Stevie Wonder, além de citar como significantes faixas como "Seduzir", "Morena de Endoidecer", "Jogral" e "Faltando um Pedaço".10 Heranças de "Seduzir" são a primeira banda própria, Sururu de Capote, composta por Luiz Avellar no piano, Sizão Machado no baixo, Téo Lima como baterista e Zé Nogueira nos sopros.

1982—1983: "Luz" e o reconhecimento internacional

Em 1982, a música "Flor-de-lis", hit instantâneo do disco inaugural, torna-se o primeiro sucesso de Djavan no disputado mercado americano, na voz da diva Carmen McRae, com o título de "Upside Down". Chega o convite da gravadora CBS, futura Sony Music, e Djavan embarca para Los Angeles para gravar, sob a produção de Ronnie Foster, um dos principais nomes da soul música americana, "Luz" (1982), que tem a participação de Stevie Wonder na canção Samurai, além de outros imensos sucessos como Sina, Pétala, Açaí, Capim e Luz. O trabalho resulta em uma mescla da musicalidade brasileira típica de se exportar com a influência jazzy americana.
Em 1984, em Los Angeles, Djavan grava ainda um segundo disco, "Lilás". Seguem-se dois anos de viagens em turnê pelo mundo. Ainda nesta época, Djavan se dedica a carreira de ator, no filme Para Viver um Grande Amor, filme de Miguel Faria Jr., no qual Djavan interpreta um mendigo apaixonado que se apaixona pela moça rica, interpretada por Patrícia Pillar. Djavan também produziu e compôs juntamente com Chico Buarque para a Para Viver um Grande Amor.Em 1983 participou do maior hit, "Superfantástico", do grupo infantil de grande sucesso "Turma do Balão Mágico".

1984—1990: "Lilás", "Meu Lado", "Não É Azul, mas É Mar" e "Oceano"

Djavan lança o álbum Lilás, com a faixa título: Lilás, que foi executada mais de 1.300 vezes nas rádios brasileiras em seu dia de estreia. O álbum ainda produz outro grande sucesso para as rádios: Esquinas. Em 1985, é lançada uma compilação do repertório dos álbuns Luz e Lilás nos EUA. Em 1986, volta a gravar no Brasil. "Meu lado", além do retorno, é também um recomeço. Uma volta ao samba, já com estilo musical identificado pelo público, mas também um passeio por baiões, canções e baladas. Este é o Djavan em dez anos de carreira: explorador do som das palavras, das imagens inusitadas, da variedade rítmica, das brincadeiras com andamentos, melodias fora dos padrões e riqueza harmônica.
Presente em outras canções, a ancestralidade africana está impressa em "Meu lado", com a "Hino da Juventude Negra da África do Sul" e com ainda maior vigor em "Soweto", sua primeira canção efetivamente de protesto, música que abre "Não é azul, mas é mar" (1987), gravado novamente em Los Angeles e lançado como Bird of Paradise, com canções em inglês de Djavan, Stephe's Kingdom (com participação de Stevie Wonder11 ) Bird of Paradise e Miss Sussana. O disco seguinte, "Djavan" (1989), é lembrado como " aquele de 'Oceano' ", o clássico, uma daquelas raras canções perfeita em forma, conteúdo, música e letra. A faixa título, inclusa na trilha sonora da novela Top Model torna-se um dos maiores sucessos do compositor. O álbum produz ainda outros sucessos como "Cigano", "Avião" e "Mal de Mim", esta inclusa na minissérie da TV Globo "O Sorriso do Lagarto" . Assim como Bird of Paradise, Oceano também é lançado no exterior em 1990, com o título de Puzzle of Hearts contendo versões em inglês para as faixas "Avião" (Being Cool), "Oceano" (Puzzle of Hearts) e "Curumim" (Amazon Farewell).

Anos 1990: diversificação de estilos em "Coisa de Acender", "Novena", "Malásia" e "Bicho Solto"

Djavan inicia os anos 90 com o aclamado álbum Coisa de Acender. Lançado em 1992,é um dos álbuns mais criativos e diversificados do cantor, onde se pode notar uma grande influência de estilos como jazz, soul, blues e funk norte-americano, aliados ao estilo inconfundível de suas composições. Merecem destaque as faixas "Linha do Equador" (parceria de Djavan e Caetano Veloso), "Se", "Boa Noite", "Alivio" e "Outono". Em 1992, na fusão de ritmos e harmonias inovadoras de "Coisa de Acender", voltam as parcerias, entre elas, com a filha Flávia Virginia, no vocal em várias faixas. Aos 45 anos de vida e 20 de carreira, em 1994, Djavan lança "Novena", obra que marca sua maturidade. Inteiramente composto, produzido e arranjado por ele, o disco consolida o trabalho com sua banda, composta então por Paulo Calazans no teclado, Marcelo Mariano ou Arthur Maia, baixo, Carlos Bala na bateria e Marcelo Martins, sopros.
Com "Malásia" (1996), a banda se expande e ganha a participação do naipe de metais: Marçalzinho na percussão, Walmir Gil no trompete e François Lima no trombone. O álbum traz, raro, três faixas de outros compositores: “Coração leviano”, de Paulinho da Viola, “Sorri”, versão de Braguinha para “Smile”, de Chaplin e “Correnteza”, de Tom Jobim e Luiz Bonfá. No disco, Djavan está reflexivo e melódico. "Bicho Solto" (1998), dois anos depois, já traz o artista festivo e dançante, incendiando pistas ao ritmo do funk. Ambos os trabalhos comemoram os 20 de carreira, o primeiro com seu estilo pessoal, o segundo, com o rejuvenescimento do artista. Entre as parcerias, a entrada definitiva do guitarrista Max Viana, seu filho, na banda. A marca de dois milhões de cópias vendidas fica a cargo do duplo "Ao Vivo" (1999). Primeiro gravado fora dos estúdios, o disco traz quase uma antologia de sua obra, com 24 faixas, 22 grandes sucessos. O lançamento leva Djavan a três anos de turnê.

Anos 2000: "Milagreiro", "Vaidade", "Na Pista Etc"

A canção "Acelerou" foi escolhida a melhor canção brasileira de 2000 no Grammy Latino.12 No ano 2000, Djavan recebeu os Prêmios Multishow de melhor cantor, melhor show e melhor CD.13 Seu álbum Matizes foi lançado em 2007 e ele partiu em turnê pelo Brasil para promovê-lo. "Milagreiro", de 2001, é uma dupla volta para casa. O primeiro gravado integralmente em seu estúdio caseiro, com a ajuda dos filhos Max e João Viana e Flávia Virginia e um retorno à casa original, Alagoas, com a onipresente temática nordestina. Em 2004, o músico comemora independência total, com a criação de sua própria gravadora, a Luanda Records, que viria a lançar seus dois discos seguintes, "Vaidade" (2004) e "Matizes" (2007), além de um de suas canções remixadas para dançar, "Na pista etc"(2005). É o surgimento do empresário Djavan Caetano Viana.

Anos 2010: "Ária"

Em 2010, "Ária" é o primeiro em que Djavan exerce exclusivamente a arte de interpretar canções de outros compositores. Sempre rigoroso na condução de sua carreira, ele aguardou o auge da maturidade vocal para se debruçar sobre um repertório escolhido entre a sua memória afetiva e suas antenas sempre ligadas para o que é musical e interessante.

Discografia

Álbuns

DVDs

Trilha sonora

Temas de Novelas

Especiais



Tracklist:

01 - Flor De Lís
02 - Na Boca Do Beco
03 - Maçã Do Rosto
04 - Pára-Raio
05 - E Que Deus Ajude
06 - Quantas Voltas Dá Meu Mundo
07 - Maria Das Mercedes
08 - Muito Obrigado
09 - Embola A Bola
10 - Fato Consumado
11 - Magia
12 - Ventos Do Norte


Tracklist:
01 - Cara de Índio
02 - Serrado
03 - Água
04 - Álibi
05 - Numa Esquina de Hanói
06 - Minha Mãe
07 - Alagoas
08 - Estória de Cantador
09 - Nereci
10 - Samba Dobrado
11 - Dupla Traição

Tracklist:
01 - Tem Boi na Linha
02 - Sim ou Não
03 - Lambada de Serpente
04 - A Rosa
05 - Dor e Prata
06 - Meu Bem-Querer
07 - Aquele Um
08 - Alumbramento
09 - Triste Baía da Guanabara
10 - Sururu de Capote


Tracklist:
01 - Pedro Brasil
02 - Seduzir
03 - Morena de Endoidecer
04 - Jogral
05 - A Ilha
06 - Faltando Um Pedaço
07 - Êxtase
08 - Luanda
09 - Total Abandono
10 - Nvula Ieza Kia - Humbiumbi


Tracklist:
01 - Samurai
02 - Luz
03 - Nobreza
04 - Capim
05 - Sina
06 - Pétala
07 - Banho de Rio
08 - Açaí
09 - Esfinge
10 - Minha Irmã


Tracklist:
01 - Lilás
02 - Infinito
03 - Esquinas
04 - Transe
05 - Obi
06 - Miragem
07 - Íris
08 - Canto da Lira
09 - Liberdade

Tracklist:
01 - Beiral
02 - Segredo
03 - Romance
04 - Quase de Manhã
05 - Muito Mais
06 - Asa
07 - Topázio
08 - Lei
09 - Nkosi Sikele' I-Afrika
10 - So Bashiya Ba Hlala Ekhaya

Tracklist:
01 - Soweto
02 - Bouquet
03 - Me leve
04 - Dou-Não-Dou
05 - Florir
06 - Carnaval no Rio
07 - Navio
08 - Maçã
09 - Real
10 - Doidice

Tracklist:
01 - Pétala
02 - Meu Bem Querer
03 - Lilás
04 - Esquinas
05 - Topázio
06 - Samurai
07 - Faltando Um Pedaço
08 - Flor de Lis
09 - Asa
10 - Sina


Tracklist:
01 - Carnaval no Rio
02 - Bird of Paradise
03 - Maçã
04 - Real
05 - Doidice
06 - Stephen's Kingdom
07 - Bouquet
08 - Me leve
09 - Dou-não-dou
10 - Miss Susanna

Tracklist:
01 - Curumim
02 - Oceano
03 - Corisco
04 - Vida real
05 - Cigano
06 - Avião
07 - Você bem sabe
08 - Mal de mim
09 - Mil vezes

Tracklist:
01 - Corisco
02 - Being Cool
03 - Cigano
04 - Puzzle Of Hearts
05 - Vida Real
06 - Amazon Farewell
07 - Mil Vezes
08 - Você Bem Sabe
09 - Mal De Mim
10 - Oceano


Tracklist:
01 - A Rota Do Indivíduo (Ferrugem)
02 - Boa Noite
03 - Se...
04 - Linha Do Equador
05 - Violeiros
06 - Andaluz
07 - Outono
08 - Alívio
09 - Baile

Tracklist:
01 - Samurai
02 - Oceano
03 - Se
04 - Flor De Lis
05 - Mi Buen Querer
06 - Esquinas
07 - Lilás
08 - Destino
09 - Asai
10 - Faltando Un Pedazo
11 - Capim
12 - Curumim
13 - Petalo
14 - Você Bem Sabe



Tracklist:
01 - Limão
02 - Nas Ruas
03 - Aliás
04 - Sem Saber
05 - Mar À Vista
06 - Quero-quero
07 - Renunciação
08 - Lobisomem
09 - Sete Coqueiros
10 - Água De Lua
11 - Avô

Tracklist:
01 - Que Foi My Love
02 - Sêca
03 - Nem Um Dia
04 - Não Deu...
05 - Deixa O Sol Sair
06 - Tenha Calma
07 - Irmã de Neon
08 - Cordilheira
09 - Malásia
10 - Coração Leviano
11 - Sorri
12 - Correnteza

Tracklist:
01 - Meu Bem Querer
02 - Samba Dobrado
03 - Água
04 - Estória de Cantador
05 - Alagoas
06 - Faltando um Pedaço
07 - Triste Baía da Guanabara
08 - Tem Boi na Linha
09 - Morena de Endoidecer
10 - Pedro Brasil
11 - A Rosa
12 - Sim ou Não
13 - Seduzir
14 - Aquele Um

Tracklist:
01 - Eu te devoro
02 - Voce é
03 - Passou
04 - Atitude
05 - Amar é tudo
06 - A carta
07 - Pássaro
08 - Retrato da vida
09 - Be Fair
10 - Tão raro
11 - Bicho solto
12 - Meu bem-querer

Tracklist:
01 - Faltando Um Pedaço
02 - Esquinas
03 - Eu te Devoro
04 - Seduzir
05 - Se...
06 - A Carta
07 - Boa Noite
08 - Sina
09 - Pétala
10 - Lilás
11 - Acelerou
12 - Um Amor Puro

Tracklist:
01 - Samurai
02 - Azul
03 - Meu Bem-Querer
04 - Nem Um Dia
05 - Álibi
06 - Cigano
07 - Serrado
08 - Oceano
09 - Açaí
10 - Fato Consumado
11 - Flor De Lís
12 - Amar É Tudo

Tracklist:
01 -  Correnteza
02 - Linha do Equador
03 - Nem Um Dia
04 - Alegre Menina
05 - Oceano
06 - Outono
07 - Meu Bem Querer
08 - Mal de Mim
09 - Sorri (Smile)
10 - Dou Não Dou
11 - Cigano
12 - É Hora
13 - Rei do Mar
14 - Qual É

Tracklist:
01 - Farinha
02 - Om
03 - 'Meu'
04 - Ladeirinha
05 - Infinitude
06 - Milagreiro
07 - Brilho da Noite
08 - Além de Amar
09 - Lugar Comum
10 - Sílaba
11 - Cair em Si

Tracklist:
01 - Se Acontecer
02 - Flor do Medo
03 - Sentimento Verdadeiro
04 - Mundo Vasto
05 - Amor Algum
06 - Vaidade
07 - Dia Azul
08 - Bailarina
09 - Celeuma
10 - Estátua de Sal
11 - Tainá-Flor
12 - Dorme Sofia

Tracklist:
01 - Tanta Saudade
02 - Asa
03 - Azul
04 - Miragem
05 - Sina
06 - Capim
07 - Fato Consumado
08 - Acelerou
09 - Se...
10 - Tanta Saudade (versão 2)

Tracklist:
01 - Sina (Remix)
02 - Gostoso Veneno
03 - Fato Consumado
04 - Flor De Lis
05 - Lilás
06 - Açaí
07 - Oceano
08 - Meu Bem-Querer
09 - Drão
10 - Pétala
11 - Me Leve
12 - Seduzir
13 - Se Acontecer
14 - Milagreiro
15 - Capim (Remix)
16 - Se... (Remix)
17 - Eu Te Devoro (Remix)
18 - Acelerou (G-Vô Mix)

Tracklist:
01 - Joaninha
02 - Azedo e Amargo
03 - Mea-Culpa
04 - Imposto
05 - Delírio dos Mortais
06 - Louça Fina
07 - Matizes
08 - Por Uma Vida em Paz
09 - Desandou
10 - Adorava Me Ver Como Seu
11 - Pedra
12 - Fera

Tracklist:
01 - Disfarça e Chora
02 - Oração ao Tempo
03 - Sabes Mentir
04 - Apoteose ao Samba
05 - Luz e Mistério
06 - La Noche
07 - Treze de Dezembro
08 - Valsa Brasileira
09 - Brigas Nunca Mais
10 - Fly Me To The Moon
11 - Nada a Nos Separar
12 - Palco

Tracklist:
01 - Seduzir
02 - Eu Te Devoro
03 - Lambada da Serpente
04 - Sabes Mentir
05 - Oração ao Tempo
06 - Disfarça e Chora
07 - Brigas Nunca Mais
08 - Fly Me To The Moon
09 - La Noche
10 - Palco
11 - Transe
12 - Flor de Lis
13 - Linha do Equador
14 - Samurai
15 - Sina
16 - Lilás

Tracklist:
01 - Já não somos dois
02 - Anjo de vitrô
03 - Triste é o cara
04 - Acerto de contas
05 - Bangalô
06 - Pecado
07 Ares sutis
08 - Quinze anos
09 - Vive
10 - Pode esquecer
11 - Reverberou
12 - Quase perdida
13 - Ruas dos amores

Nenhum comentário:

Postar um comentário